domingo, 3 de novembro de 2013

Sobre O Mau Funcionamento da Língua - Sugestão de Atividade

Abordando a temática do mau funcionamento da língua e a relação entre o aspecto semântico e formal, sugiro que abordemos com os alunos os exemplos de alguns verbos que se comportam como adjetivos dependendo da oração.


  • Ganhar.

As flexões do verbo “ganhar”, por exemplo, que funciona tanto como adjetivo, substantivo e verbo dependendo do contexto onde estão inseridas. Como adjetivo se refere a alguma coisa que se ganhou e como substantivo comum se refere a um proveito, uma vantagem, um lucro ou um roubo.
Pediremos à classe, então, que conjugue o verbo brilhar no presente. O resultado deve ser este:

  Verbo ganhar - Presente do indicativo:

(Eu) ganho
(Tu) ganhas
(Ele) ganha
(Nós) ganhamos
(Vós) ganhais
(Eles) ganham

Exemplo:
É hoje que eu ganho a lotaria!
Eu nunca ganho quando jogo com meu irmão.

Para que eles notem o mau funcionamento da língua, pediremos para que pensem em outras formas deste verbo, mas que ele se comporte como adjetivo ou substantivo, e nos tragam alguns exemplos. Podemos ajudá-los citando as frases abaixo:

Tomando a forma de adjetivo:

O anel ganho era valioso.


Tomando a forma de substantivo:

Meu ganho no negócio foi muito pequeno.


  • Brilhar.
Faremos essa mesma atividade com o verbo "brilhar". Este também faz parte dos verbos que, às vezes, se comportam como adjetivo.

Verbo brilhar - Presente do indicativo.

(Eu) brilho
(Tu) 
brilhas
(Ele) 
brilha
(Nós) 
brilhamos
(Vós) brilhais

(Eles) 
brilham

Exemplo:
Foi assim que conheci Jimi Hendrix, o astro a brilhar no cenário da música internacional.
Depois de brilhar nos campos de futebol, o ex-atacante Gabriel Batistuta volta ao Boca Juniors.

Tomando a forma de adjetivo:

Os topázios brilham muito.

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