Iniciamos a discussão com o primeiro capítulo do
livro “Linguística Aplicada ao Português: Sintaxe”, de Koch e Silva, em que
abordaremos a constituição e organização das frases.
Em primeiro lugar é importante definir o significado
de frase. Entendemos por frase “todo enunciado suficiente por si
mesmo para estabelecer comunicação” e através dela é possível descreve ações,
estados ou fenômenos, apelos ou ordens, entre outros.
Toda frase de uma língua consiste em uma organização, uma combinação de
elementos linguísticos agrupados em alguns princípios, que a caracterizam como
uma estrutura.
A organização interna de cada frase é definida
restritamente por um certo número de variações possíveis, tornando possível ao
falante dizer:
A)
Dizer se uma sequência é (a)
gramatical.
Exemplo:
“João gosta de maçã comer” –
agramatical.
B)
Dizer se uma sequência é (in)
completa.
Exemplo: “Carlos caiu no” – incompletude.
C)
Dizer se uma sequência tem
interpretação semântica.
Exemplo: “Ideias verdes dormem furiosamente” –
semântico.
Toda frase diz algo, fala sobre um determinado
estado de coisas do mundo. Aquilo sobre o que ela fala constitui o seu “conteúdo proposicional”, veiculado por
meio dos elementos linguísticos: fonemas, morfemas, vocábulos. Esse material linguístico é denominado Proposição (P) ou Oração, podendo ser veiculado pelo locutor sob o modo da asserção, da pergunta, da ordem, entre
outros. Essa variedade de “modos de dizer” denominamos de “tipos de frase” (T). Sendo assim, a primeira regra que categoriza
teoricamente uma frase nan língua:
F → T + P
Entendem-se por
F = Frase, que pode ser reescrito ou analisado pela sequência de símbolos,
sendo T = tipo + P= proposição ou oração).
Importante
ressaltar a diferença existente entre frase
e oração. Geralmente esses termos
são considerados a mesma coisa, porém, teoricamente “Frase” é apenas uma
possibilidade, enquanto “Oração” constitui uma preposição semântico/pragmático
na língua.
Para facilitar a
compreensão do conteúdo acima, levando em conta de que o trabalharemos em sala
de aula, simplificamos abaixo com exemplos e exercícios práticos os conceitos
de frase e oração para que os alunos saibam identificar e diferenciar ambos.
Por fim, após as
explicações acima, foram montado modelos de exercícios para serem trabalhados em
sala de aula, referentes ao conteúdo de frases e orações para que os alunos
possam compreender a organização da estrutura da frase, e saber diferenciar em
dadas ocasiões, frases de orações.
Questão 1
Eis os seguintes enunciados linguísticos.
Analise-os atentamente e em seguida responda às questões que a eles se referem:
Momentos
vida de cheia a imprevisíveis é.
Férias ordem de palavra nas diversão é a. Ano este de realizações será muitas. |
No que se
refere à ordem direta dos elementos constituintes de uma oração, os enunciados
propostos retratam tal ocorrência? Caso não, reescreva-os de modo a atender a
este propósito.
Questão 2
Na linguagem cotidiana observamos enunciados que isoladamente
não possuem sentidos completos, mas são concebidos como frases. Diante disso,
analise o diálogo a seguir comentando sobre esta ocorrência:
- Mãe, me leva ao clube?
- Levo.
-Que dia?
- Sábado.
- Levo.
-Que dia?
- Sábado.
Resposta Questão 1
Como dito anteriormente,
nenhuma das frases encontra-se na ordem direta. Transformando-os, obteríamos:
A vida é cheia de momentos imprevisíveis.
Nas férias a palavra de ordem é diversão.
Este ano será de muitas realizações.
Nas férias a palavra de ordem é diversão.
Este ano será de muitas realizações.
Resposta Questão 2
Os enunciados: levo, que dia, sábado, constituem frases nominais
e verbais, pois de acordo com o contexto em que foram empregados, os mesmos
traduzem uma perfeita interlocução de acordo com a mensagem que ora se
deseja transmitir, mesmo que de forma isolada.
Saiba mais: (Linguística Aplicada ao Português: Sintaxe, de Koch e Silva).
Fonte: http://www.infoescola.com
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