terça-feira, 5 de novembro de 2013

Organização e constituição de frase


 Iniciamos a discussão com o primeiro capítulo do livro “Linguística Aplicada ao Português: Sintaxe”, de Koch e Silva, em que abordaremos a constituição e organização das frases.

 

Em primeiro lugar é importante definir o significado de frase. Entendemos por frase “todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação” e através dela é possível descreve ações, estados ou fenômenos, apelos ou ordens, entre outros.

 

Toda frase de uma língua consiste  em uma organização, uma combinação de elementos linguísticos agrupados em alguns princípios, que a caracterizam como uma estrutura.

 


A organização interna de cada frase é definida restritamente por um certo número de variações possíveis, tornando possível ao falante dizer:


A)   Dizer se uma sequência é (a) gramatical.

 

Exemplo: “João gosta de maçã comer” – agramatical.


B)   Dizer se uma sequência é (in) completa.

         

           Exemplo: “Carlos caiu no” – incompletude.


C)   Dizer se uma sequência tem interpretação semântica.

 

 Exemplo: “Ideias verdes dormem furiosamente” – semântico.


Toda frase diz algo, fala sobre um determinado estado de coisas do mundo. Aquilo sobre o que ela fala constitui o seu “conteúdo proposicional”, veiculado por meio dos elementos linguísticos: fonemas, morfemas, vocábulos.  Esse material linguístico é denominado Proposição (P) ou Oração, podendo ser veiculado pelo locutor sob o modo da asserção, da pergunta, da ordem, entre outros. Essa variedade de “modos de dizer” denominamos de “tipos de frase” (T). Sendo assim, a primeira regra que categoriza teoricamente uma frase nan língua:

 

F → T + P

 

Entendem-se por F = Frase, que pode ser reescrito ou analisado pela sequência de símbolos, sendo T = tipo + P= proposição ou oração).

 

Importante ressaltar a diferença existente entre frase e oração. Geralmente esses termos são considerados a mesma coisa, porém, teoricamente “Frase” é apenas uma possibilidade, enquanto “Oração” constitui uma preposição semântico/pragmático na língua.

 

Para facilitar a compreensão do conteúdo acima, levando em conta de que o trabalharemos em sala de aula, simplificamos abaixo com exemplos e exercícios práticos os conceitos de frase e oração para que os alunos saibam identificar e diferenciar ambos.


Por fim, após as explicações acima, foram montado modelos de exercícios para serem trabalhados em sala de aula, referentes ao conteúdo de frases e orações para que os alunos possam compreender a organização da estrutura da frase, e saber diferenciar em dadas ocasiões, frases de orações.

Questão 1
Eis os seguintes enunciados linguísticos. Analise-os atentamente e em seguida responda às questões que a eles se referem:

Momentos vida de cheia a imprevisíveis é.
Férias ordem de palavra nas diversão é a.
Ano este de realizações será muitas.

No que se refere à ordem direta dos elementos constituintes de uma oração, os enunciados propostos retratam tal ocorrência? Caso não, reescreva-os de modo a atender a este propósito.

Questão 2
Na linguagem cotidiana observamos enunciados que isoladamente não possuem sentidos completos, mas são concebidos como frases. Diante disso, analise o diálogo a seguir comentando sobre esta ocorrência:
- Mãe, me leva ao clube?
- Levo.
-Que dia?
- Sábado.

Resposta Questão 1
 Como dito anteriormente, nenhuma das frases encontra-se na ordem direta. Transformando-os, obteríamos:
A vida é cheia de momentos imprevisíveis.
Nas férias a palavra de ordem é diversão.
Este ano será de muitas realizações.

Resposta Questão 2
Os enunciados: levo, que dia, sábado, constituem frases nominais e verbais, pois de acordo com o contexto em que foram empregados, os mesmos traduzem uma  perfeita interlocução de acordo com a mensagem que ora se deseja transmitir, mesmo que de forma isolada.

Saiba mais: (Linguística Aplicada ao Português: Sintaxe, de Koch e Silva). 

 

 

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